Porto Alegre libera 'corredor humanitário' para veículos de emergência
A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, na noite desta sexta-feira (10), que liberou o acesso alternativo à cidade em meio às fortes chuvas. Uma passarela de pedestres da rodoviária foi derrubada para construção do "corredor humanitário".
O que aconteceu
Construção do caminho feito de pedras começou na quarta-feira (8) e foi finalizada na manhã desta sexta com a derrubada da passarela.
Novo caminho permitirá a passagem de caminhões e veículos de ajuda humanitária. A prefeitura diz que, futuramente, uma nova passarela será construída no local.
Obra consiste na colocação de pedras em um trecho de cerca de 300 metros. Após finalizada, a via terá pista única operando em apenas um sentido, variando a mão.
Corredor humanitário liberado, para uso exclusivo de caminhões com suprimentos, veículos oficiais em serviço e ambulâncias.
-- Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 10, 2024
A Polícia Rodoviária Federal fará o controle no km 94 da BR-290 na altura da Ponte Nova do Guaiba.
Segue???? pic.twitter.com/Sa8N8JMDnz
Chuvas retornam
Chuva voltou a Porto Alegre na manhã desta sexta. A projeção da meteorologia é de que a capital e outros municípios gaúchos tenham chuvas fortes ao longo de todo o fim de semana.
Alerta de perigo potencial foi feito à capital. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até 50 milímetros de chuva podem ser registrados na capital nesta sexta, com risco de ventos intensos de até 60 km/h. O alerta entrou em vigor às 9h52 e é válido até 23h59.
Tempo deve melhorar somente na terça-feira (14). Uma massa de ar seco e frio deve trazer o sol de volta à capital e a outros municípios do estado, segundo o MetSul. Cidades do estado podem ter entre 150 e 200 milímetros de chuva.
Nasa divulga imagens
A Nasa divulgou imagens que mostram a extensão das enchentes em Porto Alegre após as fortes chuvas que atingem o RS desde o final de abril.
Imagem principal foi captada por um satélite da Nasa na quarta-feira (8). Nela é possível ver a água do rio Jacuí invadindo o centro da capital.
Foto também mostra o Aeroporto Salgado Filho e os estádios do Grêmio e do Inter. Os três espaços foram atingidos pelas enchentes e precisaram ter atividades paralisadas.
Montagem divulgada pela Nasa mostra o antes e depois de Porto Alegre, do rio Jacuí e da Lagoa dos Patos. A primeira foto foi feita em 6 de maio, já com as enchentes, e a segunda foi registrada em 20 de abril, antes das fortes chuvas.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.