Turquia manda primeiras tropas ao Catar desde início de crise com A.Saudita

Ancara, 22 jun (EFE).- A Turquia começou a fortalecer nesta quinta-feira sua presença militar no Catar, país ao qual manifestou seu apoio no conflito com a Arábia Saudita, informaram as forças armadas turcas.

Um total de 25 soldados e cinco veículos blindados chegaram hoje à base militar no Catar na qual a Turquia já mantinha 90 soldados antes de a Arábia Saudita e outros países de maioria muçulmana lançarem uma ofensiva diplomática e econômica contra o governo de Doha.

No dia 7 de junho, dois dias depois que a Arábia Saudita suspendeu as relações com o Catar, o parlamento turco ratificou um acordo fechado em abril que previa o envio de forças ao emirado.

Segundo a imprensa turca, Ancara deve enviar até mil soldados ao Catar e os dois países estão planejando manobras militares conjuntas.

A Turquia vem apoiando o Catar desde o início da crise e enviou alimentos e água para compensar o veto comercial imposto pela Arábia Saudita.

Representantes do governo turco fizeram reuniões com ministros sauditas e cataris para tentar resolver a crise, mas as conversas não foram bem-sucedidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos