Segundo atentado do dia no Paquistão mata 15 e deixa 70 feridos

Islamabad, 23 jun (EFE). - Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em uma dupla explosão em Parachinar, uma das áreas tribais do noroeste do Paquistão, no segundo ataque insurgente realizado nesta sexta-feira no país.

De acordo com Ikram Ullah Khan, funcionário do governo, as detonações aconteceram às 17h30 (horário local, 9h30 em Brasília) com um intervalo de três minutos de um para a outra, em um mercado do centro da cidade, capital de Khurram, quando muitas pessoas estavam fazendo compras.

Já conforme o porta-voz do governo de Khurram, Ghulam Khan, a Polícia isolou a área e acionou o estágio de emergência nos hospitais. Conforme alertou, o número de vítimas poderia aumentar nas próximas horas.

O ataque, que acontece a dois dias de uma das principais celebrações muçulmanas, o Eid ul-Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã, é o segundo ocorrido de hoje no Paquistão. De manhã, um atentado suicida com carro-bomba matou 11 pessoas e feriu 25 perto de um quartel da Polícia na cidade de Quetta.

A autoria da primeira ação foi reivindicada pelo grupo Jamaat-ul-Ahrar (JuA), cisão da principal formação talibã paquistanesa - Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP) - e pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI). Até o momento, nenhum grupo declarou ser autor do ataque em Parachinar, uma região de maioria xiita e frequentemente palco de ataques sectários.

Em fevereiro, o Paquistão deu início a uma operação militar em todo o país contra os insurgentes, batizada de Radd-ul-Fasaad (Eliminação da Discórdia, em árabe). Ela é continuação da operação que começou a ser realizada em zonas tribais em junho de 2014 e com a qual o Exército garante ter abatido 3.500 insurgentes, número que não pode ser comprovado de forma independente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos