Topo

Governo iraquiano prepara últimos detalhes para libertação de Mossul

Mulher carrega colchão ao deixar sua casa ao norte do distro da cidade velha de Mossul - Alaa Al-Marjani/Reuters
Mulher carrega colchão ao deixar sua casa ao norte do distro da cidade velha de Mossul Imagem: Alaa Al-Marjani/Reuters

Em Erbil (Iraque)

29/06/2017 03h34

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, está preparando os últimos detalhes para concluir a ofensiva que libertará a cidade de Mossul, no norte do país, do domínio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), três anos após sua ocupação, informou nesta quinta-feira (29) sua assessoria de imprensa.

O governante iraquiano e chefe das forças armadas visitou a sede das forças conjuntas - integradas pelo exército e corpos policiais - que estão em plena fase final da ofensiva, iniciada em 19 de junho, segundo um comunicado.

O objetivo desta fase é recuperar o centro antigo da cidade, situado na margem oeste do rio Tigre e último reduto dos extremistas na cidade.

Durante a reunião, segundo a nota, Abadi se reuniu com líderes militares e de segurança para discutir os planos de batalha da ofensiva na província de Ninawa, cuja capital é Mossul.

Abadi deu instruções aos diferentes chefes das unidades militares para que "resolvam" a batalha, após oito meses de disputa.

"Os nossos sacrifícios e o sangue de nossos mártires e feridos tiveram um papel importante para conseguir a vitória", assegurou Abadi.

O premiê mostrou sua determinação para "libertar o território inteiro do Iraque", que foi ocupado pelas "gangues terroristas".

No último dia 23, em outra visita às forças conjuntas, Abadi havia antecipado que "logo" anunciaria a libertação de Mossul e o "triunfo" do Iraque sobre o EI.

Mossul conta os últimos dias para ser totalmente retomada pelas forças iraquianas, mas os jihadistas continuam mostrando resistência no centro histórico, um lugar complexo para as unidades militares devido às ruas estreitas e à presença de civis.