PUBLICIDADE
Topo

Primeiro-ministro do Iraque comemora vitória sobre EI com civis de Mossul

09/07/2017 16h59

Cairo, 9 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al-Abadi, comemorou neste domingo junto aos cidadãos de Mossul a vitória das forças iraquianas contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Em vídeo publicado pela assessoria de imprensa de Al-Abadi, o premiê aparece em uma concentração de civis reunidos para comemorar "a vitória das forças iraquianas" sobre os radicais do EI, que ocuparam a cidade há três anos.

Os cidadãos gritavam palavras de ordem como: "Com alma e sangue resgatamos o Iraque", a fim de apoiar a luta contra o EI e a expulsão do grupo terrorista da cidade, que os extremistas consideravam como sua "capital" no Iraque.

As comemorações acontecem apesar de Mossul não ter sido oficialmente declarada totalmente livre, devido à presença de alguns focos de resistência terrorista na área histórica da cidade.

O vídeo também mostra veículos de civis com a bandeira iraquiana, e outros lançando fogos de artifício, que tiravam fotos com Abadi, também líder das Forças Armadas.

A ofensiva para expulsar o EI de Mossul e de toda a província de Ninawa começou em outubro de 2016 e, desde então, as tropas iraquianas, apoiadas por milícias e pelo exército curdo "peshmerga", retomaram dos extremistas amplos territórios ocupados desde 2014. EFE

se/cs

(vídeo)