Topo

Comissão confirma abertura de 80% dos centros de votação para Constituinte

30/07/2017 09h48

Caracas, 30 jul (EFE).- A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), Tibisay Lucena, informou neste domingo que 80% dos centros de votação para a eleição dos representantes da Assembleia Nacional Constituinte foram abertos sem problemas.

Lucena explicou que essa contagem não incluía os estados de Amazonas e Bolívar, no sul do país, assim como Delta Amacuro, no norte, regiões de difícil acesso.

Por volta das 7h15 locais (8h15 em Brasília), quase 100% dos operadores das máquinas de votação, técnicos de suporte e mesários tinham chegado às seções eleitorais, segundo Lucena.

A presidente do CNE afirmou, além disso, que os centros de contingência, habilitados pelo órgão para atender os eleitores que tiverem problemas para votar devido aos protestos da oposição, também estão funcionando normalmente.

"Estamos votando com grande tranquilidade, não temos registros de grandes distúrbios nem más notícias. Não há também tentativa de interrupção da votação", afirmou Lucena.

Serão eleitos neste domingo 545 representantes da Assembleia Nacional Constituinte, órgão que redigirá uma nova Carta Magna no país e terá poderes ilimitados para promover reformas.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal coalizão da oposição, não participa do processo por considerar que ele serve para que o chavismo implemente uma ditadura no país.