Topo

Iraque anuncia ofensiva para recuperar Tel Afar do EI

20/08/2017 02h13

Cairo, 20 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, anunciou neste domingo o lançamento da ofensiva para recuperar a comarca de Tel Afar, a oeste da cidade de Mossul, do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Em pronunciamento transmitido pela televisão, o também chefe das Forças Armadas iraquianas assegurou que "a operação para libertar Tel Afar começou".

"Eu digo ao Daesh (acrônimo em árabe de Estado Islâmico) que não têm outra opção a não ser se render ou morrer", afirmou Abadi no seu discurso.

Tel Afar é a última grande comarca, que o EI ainda controla na província de Nínive, após a recuperação da sua capital, Mosul, que era o grande reduto dos jihadistas no Iraque.

Um membro do conselho local de Tel Afar, Tareq aol Aqrish, disse à Agência Efe no dia 17 de agosto que cerca de 1.000 famílias permaneciam assediadas no interior da cidade homônima dessa comarca.

A ONU assegurou que estava se preparando para ajudar os milhares de civis que podem ser afetados pela campanha militar para tirar Tel Afar do EI e, segundo seus cálculos, perto de 10 mil pessoas estão encurraladas, enquanto que outras 50 mil residem nos seus arredores.

Antes do conflito, a população da localidade era calculada em 250 mil pessoas e a organização internacional espera que até 50 mil civis tenham que deixar suas casas na próxima semana.