Irã testa com sucesso novo míssil balístico de médio alcance

Teerã, 23 set (EFE).- O Irã testou com sucesso seu novo míssil balístico, batizado de Jorramshahr, com um alcance de 2 mil quilômetros, e que foi revelado na sexta-feira pelas Forças Armadas durante um desfile militar na capital do país, Teerã.

O lançamento do míssil ocorreu em um lugar não revelado poucas horas antes de sua exibição, disse a emissora iraniana "PressTV", que divulgou um vídeo do armamento sendo disparado.

O míssil Jorramshahr foi exibido ontem apesar dos alertas dos Estados Unidos contra o programa armamentista do Irã. O desfile de apresentação do armamento contou com a presença do presidente do país, Hassan Rohani, e de militares do alto escalão.

O comandante da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária do Irã, Ami Ali Hayizadeh, informou ontem que o míssil Jorramshahr é capaz de transportar múltiplas ogivas.

Esse novo avanço ocorre apesar de os EUA terem imposto nos últimos meses várias sanções contra entidades e indivíduos iranianos vinculados com o programa de mísseis do país.

Durante o desfile ontem, Rohani afirmou que o Irã vai ampliar sua capacidade militar e reforçar seus programas armamentistas, incluindo o de mísseis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos