Topo

Líder do EI reaparece com mensagem de voz encorajando seus "soldados"

28/09/2017 15h35

Cairo, 28 set (EFE).- O líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Baghdadi, reapareceu nesta quinta-feira com uma mensagem de voz de 47 minutos divulgada através de foros jihadistas na internet, depois de ter sido dado como morto em várias ocasiões no Iraque e na Síria.

Baghdadi assegurou na mensagem que "qualquer crise ou sofrimento é um presente de deus", em referência às derrotas sofridas recentemente pelo EI tanto na Síria como no Iraque, incluindo a perda do seu feudo iraquiano, Mossul, no último mês de julho.

"Apenas após cortar as cabeças e derramar o sangue, (os jihadistas) entregaram Mossul, acima dos seus crânios e pedaços dos seus corpos, após quase um ano de luta exemplar", destacou Baghdadi.

Além disso, encorajou em várias ocasiões que os soldados do califado "acendam o fogo da guerra contra seus inimigos" das forças governamentais sírias apoiadas pelos "apóstatas" do Irã e da Rússia, e dos ateus "curdos", em referência às Forças da Síria Democrática, que lutam contra o EI em seu bastião sírio, Raqqa.

Baghdadi garantiu que "os soldados do Levante (Síria) são um exemplo para seus irmãos no Sinai", no Egito, e outras áreas que o EI considera que fazem parte do seu "califado", uma boa parte do qual lhe foi arrebatado desde sua proclamação em 2014.

Apesar de a gravação não ter uma data definida, Baghdadi aborda temas de atualidade como a crise entre Estados Unidos e Coreia do Norte e as tensões em torno da realização do referendo de independência do Curdistão iraquiano, na última segunda-feira.

"Os EUA perderam muito poder (...) e vemos como a Coreia do Norte ameaça EUA e Japão, e vemos como a Turquia tem medo da extensão dos curdos nas suas fronteiras", declarou o homem mais procurado do mundo, nascido no Iraque em 1971.

Sua última mensagem de havia sido divulgada pelo EI na internet em novembro do ano passado, ainda que nem nesta ocasião sua autenticidade tenha podido ser comprovada.

No último mês de junho, o Ministério de Defesa da Rússia assegurou que Baghdadi tinha morrido em maio em um ataque da aviação russa nos arredores de Raqqa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder do EI reaparece com mensagem de voz encorajando seus "soldados" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias