Topo

Leopardo obriga fábrica de automóveis a interromper produção na Índia

05/10/2017 12h50

Nova Délhi, 5 out (EFE).- Um leopardo obrigou nesta quinta-feira uma das principais fábricas da companhia automotiva Maruti Suzuki a interromper sua produção na Índia, depois que um guarda avistou o animal durante a madrugada em uma câmera de segurança.

Desde então as câmeras da fábrica em Manesar, nas proximidades de Nova Délhi, captaram o felino "três vezes", e que o paradeiro do animal é desconhecido, explicou à Agência Efe Vinod Kumar, integrante de uma equipe de guardas florestais enviada ao local.

Kumar afirmou que, depois que a equipe fechou todas as saídas e rastreou algumas "marcas", tem certeza de que o animal continua no edifício, por isso os guardas esperam que ele saia de seu esconderijo ao "anoitecer" e possa ser capturado com uma das armadilhas montadas no local.

"Queremos mostrar que pegamos o leopardo", disse o guarda, que indicou que isto evitará que o pânico se estenda entre os trabalhadores e que o animal fuja para áreas habitadas nos arredores da fábrica, fazendo com que o problema se repita.

"Capturar o leopardo é a melhor opção", reiterou Kumar.

No entanto, um porta-voz da Maruti Suzuki, que pediu o anonimato, revelou à Efe que, "após garantir a segurança, parte da produção foi retomada".

A Maruti Suzuki é líder de vendas na Índia, onde produz 1,5 milhão de carros por ano em suas duas fábricas localizadas nos arredores de Nova Délhi.

Nos últimos anos, aconteceram na Índia vários ataques de leopardos e tigres a pessoas em áreas urbanas, algo que, segundo organizações de defesa do meio ambiente, se deve à destruição progressiva dos hábitats destes animais e à urbanização de espaços naturais.

Apesar de não existir um censo atualizado de leopardos na Índia, estima-se que há 50 mil exemplares, segundo dados da Fundação para a Vida Selvagem na Índia (WTI, sigla em inglês).