Topo

Chefes dos Estados-Maiores sírio e iraniano estudam cooperação contra Israel

18/10/2017 11h00

Beirute, 18 out (EFE).- Os chefes dos Estados-Maiores da Síria, Ali Abdullah Ayyoub, e do Irã, Mohammed Hussein Bagheri, analisaram nesta quarta-feira em Damasco a cooperação contra Israel e o terrorismo na região, segundo a agência oficial de notícias síria "Sana".

"Estamos aqui, em Damasco, para nos coordenarmos e para cooperarmos frente a nossos inimigos comuns, os sionistas (em alusão a Israel) e os terroristas", explicou Bagheri em uma entrevista conjunta com Ayyub após o encontro.

Além disso, o responsável iraniano reiterou a rejeição de seu país em relação "aos ataques do inimigo sionista contra a Síria" e manifestou seu respeito pela "soberania" e pela "integridade" do Estado árabe.

Há dois dias, Israel atacou uma bateria antiaérea da Síria perto de Damasco, depois que um míssil sírio foi lançado contra aviões de reconhecimento israelenses que operavam em território libanês.

O governo sírio assegurou que as aeronaves israelenses tinham violado seu espaço aéreo desde o Líbano.

Bagheri afirmou que a República Islâmica continuará apoiando o povo, o exército e os dirigentes da Síria "contra o terrorismo, até que este seja eliminado, e frente às conspirações tramadas pelos Estados que apoiam o terrorismo".

Ayyub, por sua vez, criticou o papel desempenhado pelos EUA em território sírio.

"Washington está tentando entorpecer o avanço do Exército Árabe Sírio em suas operações contra o terrorismo através dos grupos que controla ou instruindo organizações terroristas como o 'Daesh' (acrônimo em árabe de Estado Islâmico) e outras que atacam o exército sírio", destacou o chefe militar.

Ayyub previu a derrocada do "projeto terrorista takfiri" (muçulmano radical) e que a guerra prosseguirá até sua completa eliminação para restaurar a estabilidade e a segurança em toda a Síria.

O responsável sírio acrescentou que, durante a reunião com seu equivalente iraniano, também conversaram sobre como fortalecer os laços bilaterais.

Ontem, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se reuniu em Jerusalém com o titular de Defesa da Rússia, Serguei Shoygu, e lhe assegurou que Israel não permitirá o estabelecimento de bases militares iranianas na Síria.

Rússia e Irã são os dois principais aliados internacionais do governo de Damasco.