Topo

Exército da Síria e milícias curdas avançam contra o EI em Deir ez Zor

30/10/2017 17h11

Beirute, 30 out (EFE).- O Exército da Síria e as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas, avançaram nesta segunda-feira, em frentes distintas, sobre o território controlado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em distintas regiões da província de Deir ez Zor, no nordeste do país.

Segundo a agência oficial "Sana", os soldados leais ao regime de Bashar al Assad, apoiados pelas Forças Aéreas, expulsaram os jihadistas de vários pontos do bairro de Al Hamidyia, o maior da cidade de Deir ez Zor, capital da província de mesmo nome.

A "Sana" destacou que os militares tomaram vários conjuntos de edificíos, assim como a rua principal do bairro.

Os aviões sírios tiveram como alvo posições dos radicais em Al Hamidyia, mas também atacaram os bairros de Al Kanamat, Al Sheikh Yassin e Al Yabaile, matando um número ainda indeterminado de membros do EI, segundo a "Sana".

Já as FSD, que dispõem de apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, invadiram hoje a cidade de Jadid Uqaidat, no leste da província de Deir ez Zor e até então controlada pelo EI, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Além disso, as FSD dominaram outros dois povoados no norte.

Desde setembro, tanto o Exército da Síria, apoiado pela Rússia, como as FSD desenvolvem duas ofensivas separadamente contra o EI em Deir ez Zor, na fronteira com o Iraque.