Polícia belga detém 4 suspeitos de participar de ataque em trem em 2015

Bruxelas, 30 out (EFE).- Quatro pessoas foram detidas na Bélgica na madrugada desta segunda-feira para serem interrogadas no marco da investigação sobre uma tentativa de ataque em um trem que liga Amsterdã e Paris em agosto de 2015, informou a Procuradoria Federal.

A polícia belga realizou duas operações de busca e apreensão no distrito de Molenbeek (Bruxelas), duas nos bairros de Laeken e Anderlech, e outras duas nas localidades de Andenne e Marche-en-Famenne, ambas na região de Valônia (sul do país), segundo um comunicado da Promotoria. Em nenhuma delas foram encontradas armas ou explosivos.

A tentativa de ataque ocorreu em 21 de agosto de 2015, quando Ayoub el Khazzani, que conseguiu entrar em um trem com um fuzil, nove carregadores, uma pistola automática e um estilete, feriu duas pessoas antes de ser rendido por vários passageiros e posteriormente detido.

O responsável pelo atentado, preso na França, afirmou em dezembro de 2016 que no trem de alta velocidade queria matar americanos, e não provocar um massacre indiscriminado.

Khazzani também relatou durante os interrogatórios que em sua viagem por Síria, Turquia e pelo leste europeu entrou em contato com Abdelhamid Abaaoud, suposto coordenador dos atentados terroristas em Paris em 13 de novembro de 2015, abatido cinco dias depois pela polícia francesa.

O objetivo das operações feitas na madrugada de hoje na Bélgica era deter cúmplices do Khazzani, segundo o jornal "La Derniere Heure".

Entre os detidos, segundo a televisão pública "RTBF", está Youssef Siraj, conhecido de Abdelhamid Abaaoud e com vínculos com Ayoub El Khazzani.

A "RTBF" explica que outro dos detidos é Mohammed Boutmaret, que conhecia Mohammed Bakkali, supostamente envolvido nos atentados de Paris, e Khalid El Bakraoui, um dos terroristas suicidas nos atentados de 22 de março em Bruxelas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos