Topo

Guillier fala em "mudança" e "certeza de vitória" no Chile

20/11/2017 02h56

Santiago (Chile), 19 nov (EFE).- "Somos os que estamos mais pela mudança", disse neste domingo o candidato de centro-esquerda à presidência do Chile, o senador Alejadro Guillier, que disputará o segundo turno com o direitista e ex-presidente Sebastián Piñera.

"Ganharemos em dezembro (...), o Chile quer outro caminho e o expressou no voto", afirmou o senador independente, que concorreu com uma candidatura cidadã respaldada por seis dos sete partidos da coalizão governante.

O candidato de Fuerza de Mayoría ficou em segundo lugar, com 22,66% dos votos, atrás de Piñera, que somou 36,63%, e seguido de perto pela esquerdista da Frente Amplio, Beatriz Sánchez.

O fato de haver três candidatos do setor progressista com uma votação significativa - Beatriz Sánchez, a democrata-cristã Carolina Goic e o progressista Marco Enríquez-Ominami - faz Guillier pensar que é possível superar o candidato da direita no segundo turno, previsto para o dia 17 de dezembro.

"Com especial carinho e emotividade quero agradecer Beatriz Sánchez e Carolina Goic", disse o candidato, em alusão aos parabéns recebidos das duas oponentes mulheres.

Guillier também agradeceu o apoio explícito a sua candidatura para o segundo turno de Ricardo Lagos, que perdeu para ele a indicação em abril passado, quando o Partido Socialista optou por apoiá-lo.

"Esta noite começa um novo Chile, mais amplo, diverso e solidário", destacou Guillier perante os eufóricos correligionários que o foram saudar, num ato que contou também com a presença dos ministros do gabinete de Michelle Bachelet, a exceção dos democratas-cristãos.

Além disso, o candidato presidencial do Partido Progressista, Marco Enríquez-Ominami, anunciou que trabalhará para a unidade da esquerda e apoiará a candidatura de Guillier no segundo turno.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guillier fala em "mudança" e "certeza de vitória" no Chile - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional