Topo

Coreia do Norte substitui guardas de fronteira após fuga de soldado, segundo Seul

12.out.2017 - Imagem de arquivo mostra soldados norte-coreanos marchando em Panmunjom, que faz fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul - Ahn Young-joon/ AP
12.out.2017 - Imagem de arquivo mostra soldados norte-coreanos marchando em Panmunjom, que faz fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul Imagem: Ahn Young-joon/ AP

EmSeul

23/11/2017 08h22

A Coreia do Norte parece ter substituído seus guardas de fronteira após a deserção para a Coreia do Sul - através da Área de Segurança Conjunta (JSA, na sigla em inglês) - de um soldado que sobreviveu aos tiros disparados por seus companheiros, segundo uma fonte do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreana citada pela agência "Yonhap".

"Diante desta situação, os comandantes e oficiais de alta patente responsáveis pelas unidades militares correspondentes (a cargo da segurança fronteiriça) poderiam ter sido punidos", acrescentou a Inteligência sul-coreana.

A mudança de pessoal seria uma resposta ao fracasso dos esquemas existentes para evitar a deserção do militar, da mesma forma que o aparente fechamento da chamada "Ponte das 72 horas", que o soldado atravessou dirigindo um jipe 4x4.

No vídeo de câmeras de vigilância divulgado ontem pelo Comando das Nações Unidas, que controla a faixa sul da zona desmilitarizada que divide os dois países, o desertor tentou atravessar para a Coreia do Sul a bordo do veículo.

No entanto, este ficou preso a poucos metros da linha de demarcação militar que divide em duas a JSA e o homem teve que atravessá-la correndo, enquanto quatro soldados norte-coreanos atiravam nele à queima-roupa.

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

AFP