Topo

Oposição tira Antonio Ledezma da prefeitura metropolitana de Caracas

O opositor Antonio Ledezma, em foto de arquivo Imagem: Jim Watson/ AFP

Em Caracas

24/11/2017 02h52

O político exilado venezuelano Antonio Ledezma deixou de ser nesta quinta-feira (23) prefeito metropolitano de Caracas. A maioria opositora da capital declarou tratar-se o caso de "falta absoluta" de Ledezma, que fugiu na semana passada do país após ficar mais de mil dias preso.

"Depois de enviar nossos argumentos legais ao prefeito responsável, aprovamos a ausência absoluta do prefeito Antonio Ledezma", confirmou na sua conta do Twitter, o vereador Edinson Ferrer, da formação opositora Primeiro Justiça (PJ), que tem maioria na câmara metropolitana.

A decisão não foi reconhecida por Ledezma, que, numa mensagem no Twitter, assegurou que continua sendo "o legítimo prefeito metropolitano de Caracas".

Numa corrente de mensagens na rede social, o vereador Ferrer explica que os opositores do seu partido tomaram a decisão após receber numerosas recomendações legais e fazer consultas sobre o caso.

O substituto temporário de Ledezma será o vereador do PJ, Ali Mansour Landaeta, que ocupará o cargo até que seja realizada nova sessão que nomeará quem vai completar o mandato.

Pelo Twitter, Ferrer lembra que todos os problemas começaram com a prisão de Ledezma - que foi escolhido prefeito como candidato único da oposição - em 2015.

Até agora, a prefeita encarregada, Helen Fernández, qualificou de "traição a Ledezma" uma decisão que considera "mais política que jurídica" e para que, a seu julgamento, "não há razão lógica".

Antonio Ledezma estava em prisão domiciliar desde fevereiro de 2015, quando foi detido acusado de crimes de conspiração, mas ainda não foi julgado.
 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oposição tira Antonio Ledezma da prefeitura metropolitana de Caracas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional