Topo

Forças iemenitas dominam parte de província pela 1ª vez desde 2014

24/12/2017 17h55

Sana, 24 dez (EFE).- As forças leais ao governo do presidente do Iemen, Abdo Rabu Mansour Hadi, assumiram pela primeira vez desde 2014 o controle de algumas áreas da província de Baida, no centro do país, informou neste domingo a agência de notícias estatal, "Saba".

A agência detalhou que as tropas governamentais conseguiram tomar "posições estratégicas da província de Baida" depois de confrontos com os rebeldes houthis na região compreendida entre essa província e a vizinha de Shabua.

"Saba" acrescentou que as forças do Exército progrediram de Shabua e entraram em Baida, onde dominaram os distritos de Nataa e Numaan, pela primeira vez desde que os rebeldes tomaram o controle da região no final de 2014.

A agência informou que os combates continuam e que as tropas tentam avançar para o principal núcleo urbano de Baida, situada 270 quilômetros ao sudeste da capital iemenita, Sana.

O Iêmen é palco de um conflito armado entre as forças de Hadi, apoiadas pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes, que controlam amplas partes do país.

Desde a intervenção da coalizão árabe em março de 2015, em apoio ao lado governamental, a violência tem se agravado e a situação humanitária no país é desesperadora, também devido ao bloqueio imposto pela aliança sobre os portos marítimos, terrestres e aéreos. EFE

ja/vnm