Papa fala para religiosos sobre dor de vítimas de abusos do clero no Chile

Santiago (Chile), 16 jan (EFE).- A dor e o sofrimento causado às vítimas e à Igreja Católica pelos casos de abusos por parte do clero chileno foram abordados nesta terça-feira pelo papa Francisco durante um encontro com religiosos do país na Catedral de Santiago.

Francisco citou o discurso introdutório do cardeal chileno Ricardo Ezzati para falar sobre as horas de difíceis turbulências e desafios atravessados pela Igreja Católica no Chile atualmente.

"Conheço a dor que representaram os casos de abuso contra menores de idade e sigo com atenção o quanto fazem para superar esse grave e doloroso mal" , disse o pontífice.

"Dor pelo dano e o sofrimento das vítimas e de suas famílias, que viram traídas a confiança que tinham colocado nos ministros da Igreja, e dor pelo sofrimento das comunidades eclesiais", completou.

Diante de centenas de religiosos reunidos na catedral da capital chilena, Francisco também lamentou que, devido aos casos de abusos, outros representantes da Igreja tenham sido alvo de suspeitas e questionamentos, que causaram dúvida, medo e desconfiança.

"Sei que às vezes vocês sofreram insultos no metrô ou caminhando pelas ruas", disse o papa.

"Tenham a lucidez de chamara à realidade pelo seu nome, a valentia de pedir perdão e a capacidade de aprender a escutar o que Ele está nos dizendo", aconselhou Francisco.

O pontífice indicou aos religiosos presentes que o Chile está mudando, vivenciando novas formas culturais que não se ajustam às conhecidas, e que, às vezes, o clero não sabe como se inserir nessas novas circunstâncias.

"Não podemos cair na tentação de nos isolar para defender nossos planejamentos", alertou o pontífice.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos