Topo

Erupção de vulcão obriga evacuação de 280 pessoas na Guatemala

01/02/2018 17h14

Cidade da Guatemala, 1 fev (EFE).- Pelo menos 280 pessoas tiveram que ser evacuadas nesta quinta-feira na Guatemala depois que o Vulcão de Fogo, que está em constante atividade, entrou em erupção, a primeira do ano.

A Defesa Civil do país indicou que, além da remoção dessas 280 pessoas, 46.004 pessoas foram afetadas pela queda de cinzas em vários vilarejos das províncias de Escuintla e Chimaltenango.

O Vulcão de Fogo, situado a cerca de 50 quilômetros da Cidade da Guatemala, apresenta um padrão de erupção "estromboliana" - isto é, uma erupção de intensidade relativamente baixa - e obrigou as autoridades a declararem alerta laranja e vermelho no município de Alotenango, onde a passagem de veículos em uma das estradas está fechada pelo avanço dos fluxos piroclásticos.

Os 280 evacuados, segundo o porta-voz da Defesa Civil, David de León, corresponde ao número de estudantes que foram levados para as suas casas pela suspensão das aulas em Alotenango, Sacatepéquez e Yepocapa, no departamento de Chimaltenango.

O vulcão, de 3.763 metros de altitude, está situado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, e é um dos mais ativos dos 32 presentes no país centro-americano.