Topo

Presidente da Assembleia norte-coreana viajará ao Sul para Jogos de Inverno

04/02/2018 14h39

Seul, 5 fev (EFE).- O presidente da Assembleia Suprema da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, viajará esta semana ao Sul para liderar a delegação do seu país que participará dos Jogos de Inverno que começam no dia 9 de fevereiro no condado sul-coreano de PyeongChang, informou neste domingo o governo de Seul.

O regime comunicou hoje que Kim, considerado uma espécie de presidente nominal do país, liderará um grupo de representantes do governo norte-coreano que viajarão para o Sul entre 9 e 11 de fevereiro para assistir aos Jogos, segundo explicou o Ministério de Unificação de Seul em um comunicado.

A breve nota acrescenta que com Kim viajarão apenas outros três delegados do regime e 18 oficiais de apoio, sem especificar nada mais.

A visita ao Sul de Kim para os Jogos coincidirá com a do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que aterrissa no país asiático em 8 de fevereiro.

As duas Coreias fecharam em janeiro um histórico acordo para que o Norte participe dos Jogos, em cuja abertura ambos países, que tecnicamente se mantêm em guerra há 65 anos, desfilarão lado a lado sob uma bandeira unificada.

Além de enviar atletas, a Coreia do Norte decidiu também deslocar centenas de músicos e animadoras para estes Jogos de Inverno, que terminam em 25 de fevereiro.

O governo do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, considera que a participação norte-coreana em PyeongChang 2018 pode ajudar a rebaixar a tensão e a facilitar a aproximação após um 2017 marcado pelos testes de armas do regime vizinho e as trocas de ameaças com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.