Topo

Coreia do Norte enviará delegação de alto nível ao encerramento dos Jogos

22/02/2018 05h16

Seul, 22 fev (EFE).- A Coreia do Norte enviará uma delegação de alto nível para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de PyeongChang (Coreia do Sul), que será realizada no próximo domingo, no contexto do desgelo entre os dois países por causa do evento, de acordo com anúncio feito nesta quinta-feira por Seul.

A comitiva de Pyongyang, que viajará durante três dias ao país vizinho, será liderada por Kim Yong-chol, vice-diretor do comitê central Partido dos Trabalhadores, e também inclui Ri Son-gwon, responsável da agência de relações intercoreanas.

Seul considera que a visita desta delegação "ajudará a melhorar as relações intercoreanas e a trabalhar pela paz na península da Coreia, assim como para a desnuclearização do Norte", afirmou o Ministério da Unificação sul-coreano.

A comitiva, de oito membros, assistirá a cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno, no Estádio Olímpico de PyeongChang, e sucederá a visita de outra delegação norte-coreana que participou da abertura do evento esportivo, no dia 9 deste mês.

Um porta-voz do escritório da presidência sul-coreana afirmou que o presidente Moon Jae-in se reunirá provavelmente com a delegação durante a cerimônia.

A visita anterior foi liderada por Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, representando a primeira viagem de um membro da dinastia Kim ao país vizinho e um passo significativo no processo de aproximação entre os dois países, que tecnicamente permanecem em guerra.

Além da comitiva da Coreia do Norte, a filha do presidente dos Estados Unidos, Ivanka Trump, também estará na cerimônia. Ela deve chegar amanhã em Seul, para talvez também se encontrar com Moon Jae-in.