Topo

Empresa faz teste de viagens de carros sem motorista, mas com passageiros

28/02/2018 08h32

Xangai (China), 28 fev (EFE).- Uma empresa de tecnologia americana teve sucesso nas viagens de carros sem motorista, mas com passageiro, durante os testes realizados em estradas urbanas na cidade chinesa de Cantão (sul), informou nesta quarta-feira a agência oficial de notícias Xinhua.

A firma "Pony.ai" assegura que se transformou na primeira companhia a lançar com êxito este serviço de teste em uma rota curta de aproximadamente 2,7 quilômetros no distrito de Nansha, onde a empresa tem sua sede na China.

As viagens foram realizadas no começo deste mês a bordo de seis carros, quatro Lincoln MKZ e dois GAC Chuanqi.

A companhia foi fundada em 2016 e, segundo assegura, sua plataforma de condução autônoma já estudou a lidar com condições específicas da estrada, como engarrafamentos, as inclemências do tempo e "as condutas típicas dos motoristas urbanos chineses".

Várias companhias tecnológicas chinesas, como Tencent e Baidu, já desenvolveram os primeiros protótipos de veículos de condução autônoma, mas não há normas legais sobre como começar a empregá-los nas estradas e ruas na China.

Em dezembro deste ano, as autoridades de passagem de Pequim autorizaram os testes de veículos autônomos, ainda que dentro de um conjunto de normas para minimizar o risco de acidente.

Em julho, o fundador e conselheiro delegado de Baidu, Robin Li, viajou em um carro autônomo até uma convenção tecnológica de sua companhia em Pequim, e ao publicar o seu périplo em redes sociais gerou controvérsia sobre a segurança e legalidade de seu deslocamento.