Milhares de devotos comemoram aniversário de Buda no Nepal
Devotos vindos de diferentes partes do mundo participaram de uma prece na cidade de Lumbini, um dos lugares mais sagrados para o budismo, situado perto da fronteira com a Índia e onde acredita-se que nasceu Buda no ano 623 a.C.
Nessa mesma cidade também aconteceu uma procissão que contou com a participação de Oli, durante a qual ele anunciou os planos do governo nepalês para transformar o berço do fundador do budismo em um centro internacional para a meditação.
Além disso, o primeiro-ministro afirmou que Buda é motivo de orgulho para o Nepal por sua contribuição para o bem-estar da humanidade e a paz.
Também em Lumbini, a presidente do Nepal, Bidhya Devi Bhandari, fez o lançamento da pedra fundamental de um Centro Budista Internacional de Meditação que poderá receber cerca de 5 mil pessoas.
"Devemos interiorizar a filosofia budista de paz eterna e fraternidade", afirmou Bhandari, que expressou seu desejo de que o aniversário de Buda contribua para "inspirar toda a humanidade" a seguir os princípios do "Iluminado".
Por causa do aniversário também foram organizadas demonstrações de respeito em outros santuários como o de Boudhanath, o monumento budista mais emblemático no vale de Katmandu.
O país do Himalaia onde Buda nasceu é na atualidade predominantemente hinduísta, já que os budistas representam apenas 9% de seus cerca de 28 milhões de habitantes.
Segundo a tradição budista, a rainha Maya Devi deu à luz a Buda enquanto segurava o galho de uma árvore no Jardim de Lumbini, no meio do caminho entre o reino de seus pais e o de seu marido, o rei Sudhodhan.
O lugar considerado como de nascimento de Siddhartha Gautama, o nome de Buda antes da "Iluminação", foi identificado em 1896.