PUBLICIDADE
Topo

Israel bombardeia porto de Gaza e túnel do Hamas

23/05/2018 03h35

Jerusalém, 23 mai (EFE).- Aviões da Força Aérea de Israel bombardearam, nesta quarta-feira, vários pontos da Faixa de Gaza, incluindo o porto e um túnel usado pela organização islâmica Hamas, informaram fontes militares.

Os ataques foram o resultado de um incidente ocorrido ontem, onde alguns palestinos de Gaza cruzaram a cerca da fronteira e queimaram um posto de atiradores, afirmou o Exército israelense em comunicado.

Fontes palestinas indicaram que explosões foram registradas em postos do Hamas na parte central e norte do enclave, assim como no pequeno porto localizado no leste da Faixa, mas ainda não há relatos de danos pessoais.

Segundo a rádio nacional israelense "Kan", os bombardeios destruíram pelo menos dois barcos de pescadores.

Este ataque ocorre horas depois que um tanque israelense disparasse ontem contra um posto de observação do Hamas, como primeira resposta à infiltração de palestinos que sabotaram um posto de observação de atiradores do Exército.

Israel estima que Hamas, que governa de fato Gaza desde 2007 e é considerada terrorista por Jerusalém, União Europeia, Estados Unidos e outros países, é o responsável da violência na Faixa.

As tensões na fronteira aumentaram desde o dia 30 de março, quando começaram os protestos na Grande Marcha do Retorno, nas imediações da cerca que separa Gaza de Israel.

O dia mais violento foi no último dia 14, quando os EUA inauguraram sua embaixada em Jerusalém, contra o consenso internacional, justamente no dia em que se completava o 70º aniversário da criação do Estado de Israel.