Tempestade subtropical Alberto se move perto do oeste de Cuba

Miami, 26 mai (EFE).- A tempestade subtropical Alberto, a primeira da temporada de furacões no Atlântico, está localizada neste sábado perto do oeste de Cuba e segue em direção ao sudeste do Golfo do México, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

Alberto, que se formou uma semana antes do começo oficial da temporada de furacões no Atlântico, está produzindo fortes chuvas no oeste de Cuba, com acúmulo de água de até 40 centímetros, assim como na Flórida e no nordeste do litoral do Golfo do México, que se manterão durante o fim de semana, indicou o NHC em seu boletim matutino.

O fenômeno meteorológico leva ventos máximos sustentados de 65 km/h.

A passagem de Alberto fez com que hoje o governador da Flórida, Rick Scott, declare estado de emergência para os 67 condados, perante a ameaça de inundações e ressacas.

De acordo com um possível padrão de trajetória, espera-se que o centro de Alberto "passe perto do oeste de Cuba hoje" e depois prossiga nesta noite sobre o leste do Golfo do México.

Os especialistas do NHC, com sede em Miami, dizem que Alberto experimentará um "gradual fortalecimento" nas próximas 48 horas durante seu caminho para o norte do Golfo do México.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) previu na quinta-feira que a temporada de furacões no Atlântico, que começa em 1 de junho, terá uma atividade "perto" ou "acima da média", com entre 5 e 9 furacões, dos quais entre 1 e 4 podem ser de categoria maior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos