Topo

Israel ativa alarmes antiaéreos após disparos de metralhadora de Gaza

28/05/2018 17h32

Jerusalém, 28 mai (EFE).- Os alarmes antiaéreos foram ativados na noite desta segunda-feira no sul de Israel após os disparos de rajadas de metralhadora vindos da Faixa de Gaza, o que causou leves danos em um carro e uma casa em Sderot, segundo fontes militares.

"Seguindo os relatórios de sirenes que soaram na cidade de Sderot e o conselho regional de Shaar Hanegev, foi identificada uma metralhadora que disparava contra Israel", indicou hoje o exército em comunicado.

A tensão aumentou na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel desde que começaram os protestos da Grande Marcha do Retorno no final do último mês de março, nos quais morreram 121 palestinos vítimas de fogo israelense, a maioria em manifestações, além de em incidentes violentos.

Hoje um miliciano palestino morreu e outro ficou ferido no ataque de um tanque israelense que respondeu uma tentativa de infiltração e disparos vindos de Gaza.

Pela manhã, o exército israelense identificou e capturou no sul do país um drone que levava explosivos, segundo o escritório de informação militar.

No domingo, três milicianos palestinos morreram em um ataque israelense contra posições do grupo islamita Jihad Islâmica, em resposta à colocação de um explosivo na cerca fronteiriça.

Israel considera que o movimento islamita Hamas, que controla o enclave há uma década, utiliza estes protestos para infiltrar-se em Israel e cometer ataques.