PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de magnitude 7 sacode ilha de Lombok, na Indonésia

05/08/2018 09h50

Jacarta, 5 ago (EFE).- Um terremoto de magnitude 7 sacudiu neste domingo a turística ilha de Lombok, na Indonésia, onde as autoridades ainda não divulgaram um saldo de vítimas, danos materiais ou se há risco de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra atividades sísmicas em todo o mundo, informou que o hipocentro foi detectado a 10 quilômetros de profundidade e 2,4 quilômetros a leste de Loloan, uma cidade no norte da ilha.

Lombok, onde fica o vulcão Rinjani, está a leste de Bali, principal destino turístico da Indonésia.

No dia 29 de julho, 16 pessoas morreram e outras 355 ficaram feridas em um terremoto de magnitude 6,4 e posteriores réplicas também em Lombok, e mais de 1.500 construções, entre residências e estabelecimentos comerciais, sofreram danos.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7 mil tremores por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

Em 2004, um terremoto perto da costa noroeste da ilha de Sumatra gerou um tsunami que causou pelo menos 280 mil mortes em mais de 10 países banhados pelas águas do oceano Índico - a maioria na Indonésia.