Topo

Hong Kong emite alerta máximo devido à chegada do tufão Mangkhut

Ondas fortes atingem costa de Hong Kong como consequência do tufão Mangkhut - Instagram/@BlockChainMiTV via Reuters
Ondas fortes atingem costa de Hong Kong como consequência do tufão Mangkhut Imagem: Instagram/@BlockChainMiTV via Reuters

Em Xangai (China)

16/09/2018 02h52

O Observatório de Hong Kong emitiu neste domingo (16) alerta máximo por causa da chegada do tufão Mangkhut, que apresenta uma grande "ameaça" para a cidade, assim como para várias províncias do sudeste de China.

O alerta permanecerá em vigor durante as próximas horas, quando se esperam ventos com velocidades de mais de 118 km/h.

Às 10h (horário local, 23h de sábado em Brasília), o Mangkhut estava a cerca de 150 quilômetros a sudeste de Hong Kong, com um deslocamento de oeste-noroeste a 30 km/h para o litoral da província de Guangdong.

"Mangkhut continua se movimentando constantemente para a costa ocidental de Guangdong, aproximando-se cada vez mais de Hong Kong com uma grande ameaça", alertou a agência oficial de notícias Xinhua, que explicou que, ao meio-dia, é quando o fenômeno meteorológico impactará mais forte sobre a ex-colônia britânica.

As autoridades aconselharam os moradores a não saírem de casa, manter-se afastados de janelas e portas exteriores e não se aproximar do litoral, enquanto a maioria dos voos no aeroporto internacional de Hong Kong foram cancelados.

Espera-se que o Mangkhut toque terra esta tarde nas regiões litorâneas entre Zhuhai e Zhanjiang, na província de Guangdong.

O governo central pediu aos locais do sudeste do país que se preparem para possíveis desastres por causa dos fortes ventos e chuvas esperadas.