PUBLICIDADE
Topo

Trump ordena investigação de juiz indicado ao Supremo e acusado de abusos

28/09/2018 19h05

Washington, 28 set (EFE).- O presidente de Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira ter ordenado que o FBI investigue o juiz Brett Kavanaugh, indicado por ele à Suprema Corte e que é acusado por três mulheres de ter cometido abusos sexuais.

"Ordenei ao FBI que realize uma investigação complementar para atualizar o expediente do juiz Kavanaugh. Como pedido pelo Senado, esta atualização deverá estar limitada (às acusações) e concluída em menos de uma semana", disse Trump, segundo um comunicado divulgado pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Mais cedo, o comitê de justiça do Senado pediu que o presidente autorizasse a investigação depois que um de seus integrantes, filiado ao Partido Republicano - o mesmo de Trump -, apoiou inesperadamente a oposição democrata, que queria que Kavanaugh passasse pelo crivo do FBI antes de ter sua nomeação votada em plenário.

Também hoje, o próprio Kavanaugh colocou-se à disposição das autoridades, embora ontem tenha evitado dizer abertamente, durante uma sabatina no comitê do Senado, que acreditava ser necessária a investigação do FBI.

Assim como o juiz, também foi ouvida ontem no Senado, em outra audiência, uma das três mulheres que o acusam de abuso. A professora de psicologia Christine Blasey-Ford confirmou ter sido atacada por ele há 36 anos, quando ela tinha 15 anos, e o agora magistrado, 17.