Tsunami na Indonésia deixa 30 mortos e 21 feridos, dizem autoridades
Pelo menos 30 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas por causa do terremoto de 7,5 graus seguido de um tsunami que atingiu, ontem (28), dois municípios da ilha de Celebes, na Indonésia, informaram neste sábado (29) fontes hospitalares.
O terremoto destruiu a rede elétrica na região afetada, que até o momento não foi restabelecida.
O titular da Associação de Médicos da Indonésia na província de Celebes, Komang Adi Sujendra, divulgou esses números de vítimas através das redes sociais.
Ele acrescentou que pelo menos 12 pessoas passaram por cirurgia e foram diagnosticados nove traumatismos cranioencefálicos.
Já o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, disse que os serviços de telecomunicações continuam sem funcionar e que os técnicos chegaram hoje ao aeroporto de Palu, a cidade mais afetada, ao lado de Donggala.
Este aeroporto, que opera voos domésticos, permanece fechado desde ontem após ter sofrido danos por conta do terremoto.
A BNPB confirmou a formação do tsunami depois que vários vídeos foram divulgados nas redes sociais como na cidade de Palu, que foi atingida com força pelas ondas.
Inicialmente, as autoridades emitiram um alerta de tsunami após o terremoto de 7,5 graus, para alertar sobre as ondas entre meio metro e máximo de 3 metros na região de Palu.
O terremoto de ontem esteve precedido três horas antes por outro de 6,1 graus de magnitude, que causou a morte de uma pessoa e dez feridos, assim como o desmoronamento de várias casas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.