Topo

Israel bombardeia Gaza em resposta a lançamento de mísseis

26/10/2018 20h01

Gaza, 26 out (EFE).- Aviões de combate de Israel iniciaram um bombardeio em vários pontos de Gaza em resposta ao lançamento de pelo menos 14 mísseis do enclave palestino contra o território israelense, informaram testemunhas e fontes militares.

Pouco depois da meia-noite (18h em Brasília) foram ouvidas explosões no norte do território e no oeste de Gaza, segundo fontes de segurança em Gaza. Não há relatos sobre vítimas em nenhum dos lados.

O Exército israelense confirmou em comunicado que "aviões de combate e helicópteros começaram a atacar alvos terroristas na Faixa de Gaza", sem dar mais detalhes.

Os bombardeios acontecem depois que milicianos palestinos lançaram nesta noite diversos mísseis em direção a Israel, onde foram ativados os alarmes da defesa antiaérea em várias localidades. O alerta motivou milhares de civis a correrem para os refúgios.

O Exército confirmou que foram contados 14 lançamentos, dos quais o sistema de defesa, conhecido como Cúpula de Ferro, interceptou oito projéteis.

Na noite de quarta-feira, milicianos lançaram um míssil contra Israel, ato que foi respondido na madrugada de quinta-feira com o bombardeio israelense de uma vintena de alvos militares em Gaza.

Dias antes, dois projéteis foram lançados de Gaza. Um deles destroçou uma casa habitada por uma mulher e três crianças, que se salvaram após se refugiarem a tempo no refúgio antiaéreo que quase todas as casas do país têm. O outro caiu no mar, no litoral sul de Tel Aviv.