Topo

Milicianos de Gaza lançam mais de 10 mísseis contra Israel

26/10/2018 18h19

Gaza, 26 out (EFE).- Milicianos palestinos lançaram nesta sexta-feira mais de 10 mísseis de Gaza em direção a Israel, onde foram ativados os alarmes de defesa antiaérea em várias localidades, segundo confirmou o Exército israelense.

"Aproximadamente entre 10 e 12 lançamentos foram identificados da Faixa de Gaza para Israel. O sistema de defesa aérea das Forças de Defesa de Israel, Cúpula de Ferro, interceptou vários lançamentos", confirmou um comunicado militar.

Pouco antes, o Exército confirmou que os alertas foram ativados na cidade de Sderot e no Conselho Regional de Sha'ar HaNegev em várias ocasiões.

Segundo o portal "Ynet", não foram registrados danos nem feridos em Sderot, apenas uma mulher que sofreu um ataque de ansiedade devido à situação. O "Times of Israel" cita que sete pessoas precisaram ser atendidas por ataques de ansiedade e milhares de israelenses correram para refúgios antiaéreos.

Um porta-voz de Sderot informou que foram lançados oito mísseis contra a cidade, dos quais a Cúpula de Ferro teria interceptado seis, enquanto outros dois caíram em campos abertos.

Na madrugada de quinta-feira, o Exército israelense bombardeou cerca de 20 alvos militares em Gaza pouco após o disparo de um míssil do lado palestino.

Dias antes, dois projéteis foram lançados de Gaza. Um deles destroçou uma casa habitada por uma mulher e três crianças , que se salvaram após se refugiarem a tempo no refúgio antiaéreo que quase todas as casas do país têm. O outro caiu no mar, no litoral sul de Tel Aviv.

O governo israelense decidiu não iniciar uma operação militar de envergadura contra o Hamas, que controla Gaza, por entender que o lançamento pode ter ocorrido devido a uma falha. No entando, o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, insiste em um novo confronto bélico com o enclave palestino.