Topo

EUA prendem imigrantes sem antecedentes que se ofereceram a abrigar menores

11/12/2018 22h16

Washington, 11 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos prendeu 109 imigrantes ilegais sem antecedentes criminais que se ofereceram para receber menores imigrantes que chegaram ao país sem estarem acompanhados de um tutor, informou nesta terça-feira o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE).

As prisões ocorreram depois dos imigrantes se voluntariarem a receber os menores, que estavam sob a custódia do ICE depois de terem cruzado a fronteira sem estarem acompanhados de um adulto.

Os agentes do ICE basearam as prisões no fato dos voluntários estarem em situação ilegal no país. Eles cruzaram informações dessas pessoas durante julho e novembro.

Segundo dados do órgão, 80% das 25 mil pessoas analisadas eram imigrantes ilegais que estavam nos EUA. Além desses 109 que não tinham cometido nenhum crime, as autoridades americanas aprenderam outras 61 que tinham antecedentes criminais.

Questionado pela Agência Efe sobre as prisões, um porta-voz do ICE não informou quantos desses presos estão em centros de detenção pertencentes ao órgão.

De acordo com a imprensa americana, mais de 14 mil menores imigrantes estão sob a custódia do governo americano, um recorde histórico.