Topo

Noiva de Khashoggi se reúne com relatora da ONU que investiga assassinato

31/01/2019 15h54

Istambul, 31 jan (EFE).- A relatora sobre execuções extrajudiciais da ONU, Agnès Callamard, que investiga o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, se reuniu nesta quinta-feira em Istambul com Hatice Cengiz, de quem ele era noivo, informou a agência turca de notícias "Anadolu".

Callamard encontrou-se com Cengiz em um hotel do distrito de Sisli, mas o conteúdo da conversa não foi revelado, e não são esperados encontros da relatora com a imprensa durante sua estadia na Turquia.

A relatora chegou na segunda-feira a Ancara, onde se reuniu com vários membros do governo turco, e na terça-feira foi a Istambul, mas não conseguiu entrar no consulado saudita, onde aconteceu o crime.

Callamard afirmou aos repórteres presentes que tinha avisado muito "tarde" às autoridades sauditas sobre a intenção de entrar na legação diplomática e que era preciso "dar mais tempo", mas ratificou que queria visitar o interior do edifício.

No mesmo dia, a relatora se reuniu com o promotor turco que investiga o caso, Irfan Fidan, no Palácio de Justiça de Istambul, e ontem se encontrou com vários representantes de ONGs e associações de imprensa.

Callamard tem intenção de retornar hoje a Ancara, onde se reunirá novamente com funcionários do governo e com membros dos serviços secretos da Turquia, segundo a "Anadolu".

A relatora, que ficará no país até 3 de fevereiro, está acompanhada pela jurista britânica Helen Kennedy e o legista português Duarte Nuno Vieira. EFE