Topo

Inundações deixam pelo menos 50 mortos na Indonésia

17/03/2019 05h07

Jacarta, 17 mar (EFE).- Pelo menos 50 pessoas morreram e 59 ficaram feridas na Indonésia por causa das inundações que afetam a província de Papua, no leste do país, onde continuam os trabalhos para resgatar as vítimas, informaram neste domingo fontes oficiais.

As intensas precipitações que caem desde sábado no distrito de Sentani provocaram enchentes que arrastaram troncos e veículos, danificaram pontes e alagaram estradas e prédios, segundo o porta-voz da agência de gestão de desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho.

"A água entrou nas casas e hospitais. As estradas se transformaram em uma correnteza", disse Sutopo em comunicado.

Os feridos e os mortos foram levados para vários hospitais da capital provincial Jayapura, a cerca de 20 quilômetros a leste do distrito afetado, e também de Sentani, onde pelo menos 150 casas ficaram alagadas e 120 pessoas tiveram que ser evacuadas.

O porta-voz acrescentou que as equipes de resgate continuam a retirada de afetados e que em algumas áreas não conseguiram chegar por causa do material arrastado pelas enchentes.

Imagens divulgadas pela BNPB mostram pessoas empurrando uma motocicleta com a água pela cintura, um pequeno avião parcialmente submerso e dezenas de deslocados que estão hospedados em um mesmo prédio.

A metade ocidental da ilha de Nova Guiné, onde fica a província de Papua, pertence à Indonésia e é um território rico em recursos naturais embora subdesenvolvido, enquanto a parte oriental corresponde à República de Papua Nova Guiné. EFE