Condado nos EUA veta espaço público a menores de 18 sem vacina contra sarampo
Nova York, 26 mar (EFE).- O condado de Rockland, nos arredores da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, proibirá a partir de amanhã que os menores de 18 anos que não estejam vacinados contra o sarampo possam estar em espaços públicos, em resposta a um forte surto desta doença na região.
A decisão, anunciada nesta terça-feira pelas autoridades locais, é parte da declaração do estado de emergência decretado depois que foram confirmados cerca de 150 casos de sarampo neste condado de pouco mais de 300.000 habitantes.
A grande maioria dos contagiados são menores e o surto afetou especialmente comunidades de judeus ultraortodoxos, nas quais as taxas de vacinação costumam ser inferiores.
A declaração de emergência valerá, por enquanto, por um período de 30 dias.
"Esta é uma crise de saúde pública e é o momento de acionar o sinal de alarme", afirmou em entrevista coletiva o chefe do Executivo do condado, Ed Day.
Segundo Day, é a primeira vez que uma medida como esta é tomada nos Estados Unidos e as autoridades esperam que sirva para que os pais de crianças não vacinadas entendam a necessidade de fazê-lo.
O responsável do condado disse ainda que as autoridades não vão perseguir pessoas pelas ruas, mas esperam que os cidadãos cumpram a ordem.
Se não cumpri-la, os cidadãos serão enquadrados na categoria de falta leve, com pequenas penas de prisão e multas.
Perguntado pelos jornalistas, Day assegurou que os líderes das comunidades ultraortodoxas estão cooperando e disse que os rabinos fizeram pedidos públicos para insistir que não há exceções religiosas às vacinações.
Os Estados Unidos declararam no ano 2000 que o sarampo tinha sido eliminado no país, mas desde então houve diferentes surtos.
Neste ano, foram confirmados nos EUA 314 casos em 15 estados, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Em 2018 houve, no total, 17 surtos, os maiores em Nova York e Nova Jersey, principalmente entre membros de comunidades judaicas ultraortodoxas que não tinham sido vacinados. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.