Topo

Hollande era alvo de grupo que planejava um ataque ao Palácio do Eliseu

24/05/2019 14h18

Paris, 24 mai (EFE).- O ex-presidente da França François Hollande era alvo de pelo menos um dos membros de um grupo de cinco indivíduos detidos no início de maio por planejar um atentado contra o Palácio do Eliseu.

O canal "BFMTV" apresentou nesta sexta-feira provas de que um desses suspeitos, um menor de 16 anos identificado como Khamid S. detido em Estrasburgo (nordeste da França), queria atuar contra o socialista Hollande, que presidiu a França entre 2012-17.

No telefone deste menino de 16 anos, que foi acusado e preso, havia uma foto na qual aparecia junto ao ex-chefe do Estado em uma sessão de autógrafos de seu último livro que aconteceu no final de abril em Estrasburgo.

Na imagem, Khamid S. está sentado, sorridente, junto a Hollande e faz um gesto apontando para o céu que simboliza um ato de fé no Islã.

Além disso, o jovem tinha enviado duas fotos do ex-presidente ao seu irmão e, segundo os investigadores, se vangloriou diante de um amigo de ter chegado até o ex-presidente nessa livraria sem ter passado por algum tipo de controle.

A esse amigo, o jovem explicou que Hollande, que esteve no cargo de maio de 2012 até maio de 2017, constituía um alvo interessante porque o considerava o principal responsável dos bombardeios na Síria contra posições de grupos fundamentalistas.

A Direção Geral da Segurança Interior (DGSI, os serviços secretos) aconselharam a partir desses elementos reforçar a segurança do ex-presidente. EFE