Topo

Milhares de pessoas protestam contra Trump em Londres: "Não é bem-vindo"

4.jun.2019 - Britânicos protestam contra a visita de Estado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Alkis Konstantinidis/Reuters
4.jun.2019 - Britânicos protestam contra a visita de Estado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Alkis Konstantinidis/Reuters

Patricia Rodríguez

Em Londres

04/06/2019 12h02

"Donald Trump não é bem-vindo aqui" foi o grito mais repetido hoje nas ruas do centro de Londres, onde dezenas de milhares de pessoas se reuniram para enviar uma mensagem de repúdio à visita de Estado do presidente dos Estados Unidos ao Reino Unido.

Era praticamente impossível caminhar pela Trafalgar Square. Cidadãos com cartazes, máscaras e perucas reprovavam as políticas "divisórias", o "fanatismo" e a "estreiteza de alvos" de Trump.

"Volte para a sua casa", "mentiroso" e "vá se f..., Trump", foram alguns dos cartazes mostrados na manifestação, que também contou com o já habitual balão "Baby Trump", uma caricatura do presidente americano como bebê.

4.jun.2019 - "Baby Trump" já virou habitual nos protestos contra o presidente americano - Isabel Infantes/AFP - Isabel Infantes/AFP
4.jun.2019 - "Baby Trump" já virou habitual nos protestos contra o presidente americano
Imagem: Isabel Infantes/AFP

A praça foi o ponto de partida de uma grande passeata pela rua Whitehall - onde ficam os prédios dos órgãos públicos - até perto de Downing Street - a residência e escritório oficial de Theresa May -, onde Trump e a primeira-ministra britânica se reuniam.

Como estava previsto, o líder do opositor Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, discursou diante dos manifestantes e pediu para Trump "refletir sobre um mundo que busque a paz e o desarmamento, que derrote o racismo e a misoginia". Corbyn ainda lembrou que o protesto representa "a diversidade e a inclusão".

Entre os manifestantes, a americana Nancy, originária do estado do Novo México e agora residente em Londres, afirmou que se nega a chamar Trump de presidente, o qual considera "uma vergonha" para a Casa Branca e o país por criticar "tudo o que a América representa: inclusão, empatia e compreensão".

4.jun.2019 - Manifestantes anti-Trump seguram cartazes na Trafalgar Square contra a visita do presidente americano - Isabel Infates/AFP - Isabel Infates/AFP
4.jun.2019 - Manifestantes anti-Trump seguram cartazes na Trafalgar Square contra a visita do presidente americano
Imagem: Isabel Infates/AFP

O inglês Marcus, do distrito de West Dorset, pediu ao mundo "que entenda o quão perigoso é um político como este, narcisista, arrogante e imbecil".

Outros, como a canadense Barbara, residente em Londres, disseram que ainda não compreendem "como pessoas racionais votaram neste homem".

"Vivi nos Estados Unidos durante a era Bush e pensei que era impossível que as coisas piorassem, mas conseguiram", enfatizou a manifestante.

Entre as muitas mensagens expressadas no protesto, ativistas denunciaram que Trump "está ofendendo muçulmanos, mexicanos, imigrantes, a comunidade LGBT e as mulheres", segundo ressaltou a jovem londrina muçulmana Fariah.

4.jun.2019 - Manifestantes levantam cartazes contra "racismo, sexismo e probreza" durante protesto contra a visita do presidente americano Donald Trump - Clodagh Kilcoyne/Reuters - Clodagh Kilcoyne/Reuters
4.jun.2019 - Manifestantes levantam cartazes contra "racismo, sexismo e probreza" durante protesto contra a visita do presidente americano Donald Trump
Imagem: Clodagh Kilcoyne/Reuters

Por sua vez, um dos ativistas, representante da organização "Stand up to racism", afirmou que o atual presidente americano é "racista, intolerante", age "contra as mulheres" e "propaga o ódio".

Outro destaque da manifestação foi um robô de Trump que simulava o presidente sentado em uma xícara de vaso sanitário dourado enquanto usa o Twitter e fala "fake news" e "sou um gênio muito equilibrado".

Coincidentemente, Donald Trump classificou como "fake news" o grande protesto realizado em Londres. Em entrevista coletiva conjunta com a primeira-ministra britânica, o presidente americano disse que tanto ontem como hoje viu como "milhares de pessoas" o apoiam pelas ruas da capital, o que não leu em nenhum jornal.

Trump comentou que só viu nesta terça-feira "um pequeno protesto" contra ele, ao contrário do que foi publicado pela imprensa, o que considerou falso.

O republicano também falou sobre o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, pelo qual havia sido criticado anteriormente.

4.jun.2019 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, em conferência de imprensa em Londres - David Rose/Pool via Reuters - David Rose/Pool via Reuters
4.jun.2019 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, em conferência de imprensa em Londres
Imagem: David Rose/Pool via Reuters

"Acho que não foi um prefeito muito bom, por isso eu entendo. Fez um trabalho pobre, a criminalidade está subindo. Há muitos problemas e não acho que ele deva criticar um representante dos EUA que pode fazer muito bem ao Reino Unido", opinou.

Sobre as palavras de Corbyn, Trump disse considerá-lo "uma força negativa". O presidente americano também admitiu que recusou um convite para se reunir com o líder trabalhista, a quem não conhece pessoalmente.

A viagem de Estado de Trump começou ontem e terminará amanhã, quando será realizada uma cerimônia para comemorar o 75º aniversário do Desembarque e da Batalha da Normandia, em Portsmouth, no sul da Inglaterra.