Topo

Piratas armados sequestram 20 marinheiros estrangeiros no litoral de Camarões

16/08/2019 14h45

Yaoundé, 16 ago (EFE).- Um total de 20 marinheiros procedentes da China, Ucrânia e Rússia foram sequestrados em águas de Camarões por piratas armados em 15 de agosto, confirmaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes portuárias de Duala, no sudoeste do país.

"Nove chineses e oito ucranianos figuram entre as pessoas sequestradas pelos piratas", declarou o responsável do porto de Duala sob condição de anonimato.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou hoje em comunicado que entre as pessoas sequestradas estão também três marinheiros do país.

"Os diplomatas russos estão cooperando ativamente com as agências competentes e os armadores camaroneses para promover a pronta libertação dos cidadãos russos", diz o texto, que acrescenta que também trabalha para esclarecer "as circunstâncias do incidente".

Fontes do Ministério de Defesa camaronês asseguraram à Agência Efe que já está em andamento uma missão de busca e resgate para libertar todos os sequestrados.

Segundo apontam veículos de imprensa locais, os sequestradores seriam piratas nigerianos conhecidos pelas ações no Golfo da Guiné, no centro do litoral ocidental da África, onde estes tipos de fatos se generalizaram fazendo de suas águas umas das mais perigosas do mundo.

De acordo com o último relatório do Organização Marítima Internacional (OMI), 73% de todos os sequestros no mar e 92% das tomadas de reféns aconteceram no Golfo da Guiné no primeiro semestre de 2019, sendo 62 as pessoas capturadas diante do litoral de Benin, Camarões, Guiné, Nigéria e Togo.

E das nove embarcações que sofreram disparos no mundo todo, oito estavam diante do litoral da Nigéria, o principal produtor de petróleo da África.

No entanto, os incidentes de pirataria diminuíram, com 78 casos no mundo todo na primeira metade de 2019 frente aos 107 contabilizados no mesmo período em 2018, segundo a OMI. EFE