Topo

Acidente com helicóptero da ONU deixa 3 mortos na República Centro-Africana

27/09/2019 15h36

Bangui, 27 set (EFE).- Três pessoas morreram nesta sexta-feira na cidade de Bouar, no oeste da República Centro-Africana, após o acidente com um helicóptero a serviço da ONU.

O chefe da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (Minusca), Mankeur Ndiaye, deu informações sobre o acidente em postagem no Twitter.

"Com um tristeza imensa soube do acidente de um helicóptero de combate senegalês. Três pessoas morreram e uma ficou ferida no momento da aterrissagem em Bouar", afirmou Ndiaye.

"Minhas sinceras condolências às famílias. Desejo uma pronta recuperação ao ferido", completou o comandante da Minusca, sem detalhar a nacionalidade das vítimas.

A Minusca tem 13 mil integrantes, entre eles militares e policiais, a fim de restabelecer a estabilidade no país. Com cerca de 4,5 milhões de habitantes, a República Centro-Africana vive um complicado processo de transição desde 2013, quando rebeldes séléka, em grande parte muçulmanos, derrubaram o então presidente François Bozizé.

O movimento foi seguido de uma onda de violência sectária entre muçulmanos e cristãos, o que deixou milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados internos. Depois, o país viu surgir dezenas de grupos armados.

No último dia 5 de fevereiro, o governo da República Centro-Africana e 14 grupos rebeldes assinaram um acordo de paz para pôr fim à violência que afeta grande parte do país há cinco anos. EFE