Topo

Justiça espanhola emite novo mandado de detenção contra Puigdemont

14/10/2019 10h14

Madri, 14 out (EFE).- O Tribunal Supremo da Espanha emitiu nesta segunda-feira um novo mandado europeu de detenção contra o ex-presidente do governo da Catalunha Carles Puigdemont, que está exilado na Bélgica.

A ordem do juiz Pablo Llarena vem horas após o mesmo tribunal divulgar a sentença que condenou a penas entre nove e 13 anos de prisão nove líderes separatistas catalães declarados culpados pelo processo que tentou conseguir a independência da Catalunha em 2017.

Relacionadas

Fontes jurídicas confirmaram à Agência Efe que o magistrado - que instruiu o caso do processo independentista - ativou o mecanismo para solicitar a extradição do ex-governante catalão à Espanha.

Em 2018, a Audiência Territorial de Schleswig-Holstein, onde o governante catalão ficou preso na Alemanha (antes de ser solto após pagar fiança), rejeitou extraditar Puigdemont pelo crime de rebelião, em uma primeira tentativa da justiça espanhola.

Posteriormente, o tribunal aceitou extraditá-lo apenas pelo crime de desvio de recursos públicos, mas não por rebelião, o que fez Llarena retirar o mandado.

Puigdemont, que vive na cidade belga de Waterloo, e outros seis independentistas catalães permanecem no exterior para evitar a ação da justiça espanhola. Todos eles são alvos de um mandado de detenção na Espanha. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça espanhola emite novo mandado de detenção contra Puigdemont - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias