Topo

Sánchez pede aos militantes que apoiem o acordo do governo com o Podemos

16/11/2019 15h00

Madri, 16 nov (EFE).- O presidente em exercício do governo da Espanha, Pedro Sánchez, pediu neste sábado aos militantes de sua legenda, o Partido Socialista (PSOE), que apoiem o acordo alcançado com a coalizão de esquerda Unidas Podemos (UP), pois ele é essencial depois do resultado das recentes eleições.

Sánchez, em uma carta aos militantes socialistas, pediu a eles, como secretário-geral do partido, que apoiem a consulta que o PSOE realizará entre seus membros daqui a uma semana para endossar esse acordo com a UP.

Relacionadas

O líder socialista diz que é a "única forma real de evitar o bloqueio" e que não se trata apenas de ganhar o apoio em sua próxima investidura como presidente do governo, mas de ter "uma maioria sólida" para toda a legislatura.

Sánchez acredita que um governo do PSOE e da UP "é o que pode dar as melhores respostas para os problemas nacionais e também o único capaz de quebrar o ciclo interminável" do bloqueio político, que resultou na realização de quatro eleições gerais na Espanha nos últimos quatro anos.

Ele também alertou para a ascensão da extrema-direita nas eleições dos últimos dez anos, nas quais o partido Vox tornou-se a terceira força e com maior presença no Congresso.

O líder do UP, Pablo Iglesias, também enviou uma carta aos seus militantes na última quinta para explicar o acordo com o PSOE e lembrá-los de que terão que "ceder em muitas coisas", para manter o objetivo de "melhorar a vida das pessoas a partir do governo".

Os dois partidos tiveram fortes desentendimentos no passado, com Sánchez e Iglesias não conseguindo chegar a um acordo de governo após as eleições do mês de abril, mesmo que tenham alcançado resultados ligeiramente melhores do que os atuais.

Anunciado na última terça-feira, o acordo entre PSOE e UP reúne apenas 155 dos 350 deputados no Congresso, de modo que os socialistas vêm mantendo uma série de conversas com outras formações para obter seu apoio ou abstenção. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sánchez pede aos militantes que apoiem o acordo do governo com o Podemos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias