Topo

OMS apresenta aliança global por acesso à vacina e tratamento contra Covid-19

24/04/2020 17h19

Genebra (Suíça), 24 abr (EFE).- O diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apresentou nesta sexta-feira uma aliança global de colaboração científica que tem como objetivo acelerar a pesquisa de vacinas, tratamentos e testes de diagnóstico para a Covid-19.

A iniciativa tem a adesão de presidentes de diversos países, entre eles o da França, Emmanuel Macron, um dos responsáveis por tirá-la do papel, da União Europeia e também de lideranças mundiais, como o americano Bill Gates, e também representantes do setor farmacêutico.

A ideia básica é acelerar o acesso às ferramentas contra a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, permitir a distribuição igualitária de vacinas, tratamentos e testes de diagnóstico, com o fim de garantir que todas as pessoas tenham acesso a eles, evitando a especulação, explicou Tedros.

"Para derrotar a Covid-19, devemos desenvolver a vacina, produzi-la e administrá-la em todo o mundo, a preços acessíveis", destacou a presidente da União Europeia (UE), Von der Leyen.

No próximo dia 4, o bloco comunitário da Europa irá realizar uma conferência internacional, em que se espera arrecadar 7,5 milhões de euros (R$ 45,7 milhões) para o combate ao novo coronavírus.

Líderes políticos como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, também aderiram à aliança. O Brasil não foi convidado para participar da iniciativa.

Macron ainda se pronunciou, desejando que China e Estados Unidos também façam parte do grupo, "pois não podemos permitir nenhuma divisão".