Topo

Governo da China anuncia fechamento gradual de mercados de aves vivas

03/07/2020 15h34

Pequim, 3 jul (EFE).- A China fechará, de maneira gradativa, todos os estabelecimentos em que são vendidas aves vivas, como medida para tentar reduzir os riscos à saúde pública, segundo afirmou nesta sexta-feira Chen Xu, um dos dirigentes da Administração Estatal para a Regulação dos Mercados.

De acordo declarações do representante do governo à imprensa local, serão impostas restrições "ao comércio e ao sacrifício de aves vivas", embora ainda não haja mais detalhes sobre as medidas que serão adotadas.

Chen, no entanto, deixou claro que o governo atuará com rigor, principalmente, contra a venda e o consumo de animais considerados ilegais.

O vice-presidente para a Ásia da organização Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA), Jason Baker, comemorou a decisão das autoridades chinesas.

"Reduzirá o sofrimento de milhões de animais a cada dia. A PETA espera que vá mais além, com a proibição de todos os mercados de animais vivos no país", explicou o dirigente da entidade.

O mercado de Wuhan, considerado o foco inicial da pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, vende carne de diversos animais exóticos. Já em Pequim, houve um surto recente no principal estabelecimento de comercialização de carnes e verduras.

Segundo uma fonte do governo, atualmente, a China tem 44 mil mercados de produtores, inclusive, com negociação direta entre produtores e clientes. EFE

pk-vec/bg