Topo

Incêndio florestal obriga a retirada de 2,7 mil pessoas no sul da França

05/08/2020 14h07

Paris, 5 ago (EFE).- Mais de 2,7 mil pessoas tiveram que ser retiradas, desde a tarde de terça-feira, da região de Martigues, a menos de 20 quilômetros de Marselha, na França, devido a um incêndio que até a manhã desta quarta havia queimado mais de mil hectares de florestas de pinheiros e pelo menos duas casas.

Um porta-voz dos bombeiros disse à Agência Efe que às 9h (horário local, 4h de Brasília), a situação estava evoluindo "favoravelmente", principalmente porque o vento, que chegou ontem a 80 quilômetros por hora e fez as chamas progredir rapidamente (até 8 quilômetros por hora), tinha acalmado e soprava a 20 quilômetros por hora.

Cinco hidroaviões voaram novamente nesta manhã para ajudar as centenas de bombeiros que trabalham no terreno (havia 1,8 mil na fase mais crítica), disse o porta-voz, observando que 1.025 hectares de floresta tinham sido queimados.

Gregory Allione, chefe do corpo de bombeiros do departamento, explicou à emissora "France Info" que pelo menos 1,5 mil turistas foram retirados do local e que a maioria deles estava em acampamentos.

Várias centenas de pessoas foram resgatadas por via marítima com a Gendarmerie, resgate marítimo e também barcos particulares.

Embora não haja feridos em estado grave, 14 bombeiros foram intoxicados pela fumaça.

O fogo começou em uma área arborizada perto da rodovia. O porta-voz observou que ainda é muito cedo para comentar sobre sua origem.

Este não foi o único incêndio que ocorreu ontem na região. Pouco antes de Martigues, outro foi iniciado a poucos quilômetros dali, em Port-de-Bouc, que devastou 130 hectares.