Topo

Xi Jinping defende Acordo de Paris durante cúpula dos Brics

17/11/2020 13h38

Moscou, 16 nov (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, defendeu nesta terça-feira o Acordo de Paris sobre o clima durante uma reunião virtual dos líderesdos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

"Temos que alcançar a harmonia entre o homem e a natureza. O aquecimento global não parou por causa da pandemia", disse o mandatário chinês.

Xi acrescentou que é necessário "cumprir o Acordo de Paris com base no princípio da responsabilidade comum". A declaração vem duas semanas após os Estados Unidos saírem oficialmente do acordo.

"Anunciei, recentemente, na ONU a iniciativa da China de aumentar suas contribuições voluntárias internas para que nossas emissões de CO2 diminuam até 2030 e nos tornemos um país neutro em carbono até 2060", comentou o governante chinês.

Xi dedicou metade do discurso de 10 minutos à pandemia do novo coronavírus, que, segundo ele, continua a representar uma séria ameaça à vida e à renda das pessoas em todo o mundo.

"Toda a humanidade está enfrentando a pior pandemia do século passado. O comércio e os investimentos internacionais diminuíram significativamente. Os fatores de instabilidade são muitos", advertiu.

Apesar disso, assegurou que os Brics devem apostar na paz e no desenvolvimento, algo que a China vê como possível apenas através do multilateralismo.

"Devemos olhar juntos para o futuro", frisou Xi, ao destacar que a abordagem unilateral e a política baseada na força só podem levar a novos confrontos. EFE

aj/vnm

(foto)