Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS crê ser prematuro prever fim da Covid-19 até o fim deste ano

01/03/2021 20h35

Genebra, 1 mar (EFE).- O diretor de emergências sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou nesta segunda-feira ser cedo fazer neste momento uma previsão para quando o coronavírus estará erradicado do planeta, mas espera que no ano que vem ele já tenha deixado de causar mortes.

"Seria prematuro e irrealista acreditar que acabaremos com o vírus até o final deste ano, mas podemos acabar com as internações e mortes, acabar com a tragédia associada à pandemia", declarou Ryan em entrevista coletiva. "O principal objetivo agora é manter a transmissão do vírus tão baixa quanto possível", completou.

Ryan também afirmou que alguns dados preliminares mostram que as vacinas já estão começando a ter um impacto na redução da transmissão do vírus SARS-CoV-2 em alguns países, o que ele vê como "muito animador".

"Se as vacinas começarem a ter impacto, não apenas nas mortes e nas internações, mas também na dinâmica de transmissão, então acho que vamos acelerar o controle da pandemia", comentou o funcionário da OMS, que, no entanto, admitiu: "Neste momento, é o vírus que tem esse controle".

Ryan advertiu que a boa notícia sobre as vacinas, no entanto, é acompanhada por novos números de casos diários globais em ascensão. "Ainda enfrentamos um forte desafio", resumiu.