Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS publica nova série de recomendações sobre uso de máscaras de tecido

03/03/2021 18h23

Genebra (Suíça), 3 mar (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta quarta-feira uma série de recomendações sobre o uso de máscaras de tecido para proteção contra o novo coronavírus, e indicou que as peças devem ter camada tripla e não dispor de válvulas.

Das três camas, a que fica em contato com a boca aberta deve ser de algodão absorvente, a intermediária de polipropileno e a mais distante do rosto pode ser também de polipropileno ou de um poliéster resistente à umidade, explicou a OMS, em informe epidemiológico semanal.

A agência também recomenda que seja checada a embalagem da máscara para que seja verificado se houve aprovação em laboratório, que garanta ao menos 70% da filtração de pequenas gotas e se conserva as propriedades durante, pelo menos, cinco lavagens.

Além disso, a OMS destaca que as pessoas não devem levar em conta apenas a capacidade de filtração nas também a adaptação ao rosto, já que não devem cobrir apenas nariz e boca, mas também o queixo, sem deixar vazamentos, e que permitam respirar bem ao utilizá-las.

A agência ainda adverte que usar duas máscaras de tecido ao menos tempo pode oferecer certos riscos, já que poderia dificultar tanto a respiração do usuário que, muitas vezes, precisarão retirá-la para conseguir recuperar o fôlego.

A OMS recomenda que as máscaras não médicas devem ser guardadas em bolsas de plástico ou outras embalagens seguras, antes e depois do uso, lavadas com sabão e detergente, preferivelmente, aos 60ºC.

Como alternativa, pode se lavar com água em temperatura ambiente e sabão, embora a agência aconselhe deixar a máscara em água fervente durante um minuto.