Topo

Esse conteúdo é antigo

López Obrador se aposentará da vida pública ao fim de seu mandato em 2024

11/03/2021 19h24

Cidade do México, 11 mar (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que já está se preparando psicologicamente para deixar a presidência em 2024 e se retirar totalmente da política para escrever um livro e viver de sua pensão.

"Se o povo decidir e o Criador permitir, eu fico (na presidência) até 2024 e vou me aposentar lá. (...) Mas se aposentar é não participar de mais nada. Não dar opinião. Eu já estou fazendo um trabalho, estou me preparando psicologicamente para isso", disse o presidente, durante sua entrevista coletiva matinal no Palácio Nacional.

Ele garantiu que é preciso dar uma oportunidade às novas gerações e por isso vai se retirar totalmente da política. "Eu me afasto completamente", prometeu.

"Tenho um livro que quero fazer pendente sobre o pensamento conservador", acrescentou o presidente, que estimou três anos para escrever o livro.

López Obrador já afirmou em diversas ocasiões sua intenção de deixar a política após seu mandato. No entanto, até agora ele não havia revelado seus planos para a aposentadoria com tantos detalhes.

O presidente recordou que depois de seu mandato, passará a merecer uma pensão e isso se deve, destacou, aos mais de 20 anos que esteve no serviço público.

"Vou completar mais de 20 anos, porque estive no Instituto Nacional Eleitoral (INE), tenho os meus vouchers que paguei as minhas contas, depois estive no Instituto Nacional do Consumidor (INCO), depois fui chefe de governo, onde também paguei meus honorários e agora daqui (na presidência)", detalhou.

E garantiu que com esse tempo de serviço "será suficiente" para viver bem porque a vida em Palenque, no estado de Chiapas, onde tem sua fazenda, não é cara e também sua esposa, a escritora Beatriz Gutiérrez Müller, "tem o seu trabalho".

"Vou me dedicar a isso, a escrever", disse.

E lembrou que, uma vez aposentado, não receberá ninguém que tenha a ver com política: "Não vou me envolver em mais nada.

Andrés Manuel López Obrador chegou à presidência do México em 1º de dezembro de 2018, após vencer as eleições federais com 53% dos votos e uma grande diferença em relação aos seus adversários.