Topo

Esse conteúdo é antigo

Mujica recebe alta após ser diagnosticado com úlcera no esôfago

28/04/2021 17h34

Montevidéu, 28 abr (EFE).- O ex-presidente do Uruguai José Mujica recebeu alta por volta das 13h (local e de Brasília) nesta quarta-feira após ter sido submetido a uma endoscopia na qual foi constatada uma úlcera de esôfago causada por um corpo estranho.

O otorrinolaringologista Andres Munyo, um dos envolvidos no procedimento; o secretário-geral da Diretoria do hospital Casmu, Juan José Areosa, e a médica pessoal de Mujica, Raquel Pannone, concederam entrevista coletiva na qual relataram que Mujica foi embora para casa de carro, acompanhado de dois médicos.

"Ele teve uma excelente evolução no procedimento da noite passada. Os exames foram realizados com um acompanhamento clínico, estudos de imagem, tomografia, pescoço e tórax, e correu tudo muito bem. Ele teve uma excelente evolução, retomando a via oral, sem dor e com bom humor", destacou Munyo.

Da mesma forma, o otorrinolaringologista salientou que um controle clínico será seguido e que o político passará por uma revisão na próxima semana para corroborar que não houve qualquer problema.

"Às vezes, os corpos estranhos geram uma lesão onde estava repousado e depois migram para o aparelho digestivo. Temos que esperar que a úlcera cicatrize, o que leva dez ou 15 dias, mas teve uma excelente evolução. Estamos muito felizes com o cuidado, tudo foi feito muito rapidamente", resumiu Munyo sobre o que aconteceu com Mujica. Além disso, o médico afirmou que o ex-presidente uruguaio, que fará 86 anos no dia 20 de maio, parecia confortável no tratamento.

Pannone, entretanto, ressaltou que Mujica terá agora que tirar alguns dias de "descanso relativo", o que significa que ele não poderá fazer algumas das tarefas típicas que realiza em sua fazenda, tais como mover objetos pesados ou usar o trator.

"Não significa que ele terá que permanecer deitado ou em repouso total, há algumas coisas que ele não será capaz de fazer. Apesar de sua idade, ele é muito ativo e frequentemente faz um trabalho duro, o que vamos tentar impedi-lo de fazer por alguns dias", disse a médica pessoal.

Sobre a possibilidade de Mujica deixar sua fazenda para viver no centro da cidade e estar mais perto dos centros médicos, Pannone descartou completamente, já que poderia ser letal para a saúde do político por tirá-lo de sua zona de conforto.

Além disso, ela explicou que o ex-presidente vem considerando a possibilidade de receber a vacina contra a Covid-19 porque, embora sofra de uma doença autoimune, a inoculação não geraria nenhum efeito adverso.